Jogo Tradicional de Caça Palavra

Jogo Tradicional de Caça Palavra

Todos sabemos o que são jogos de caça-palavras, como devem ser jogados e quando nos entretemos com eles, mas será que estes jogos têm algum fim educacional ou terapêutico que desconheçamos?

Embora estejam ao alcance de qualquer pessoa, os jogos de caça-palavras são agora um jogo que é muito utilizado pelos professores e crianças, visto que quando as crianças estão a aprender a ler, estes jogos ajudam a que as crianças reconheçam as letras e as associem com maior velocidade e correção, sendo que ajudam-nas a desenvolver a memória a aprender a concentrar-se.

Com este tipo de jogos consegue-se desde cedo avaliar se a criança é ou não disléxica, e embora não haja tratamento para este problema, se identificado cedo a criança pode ter um apoio extra, o que fará com que não se sinta tão mal ou que seja troçada pelos colegas. Embora o melhor método para aprender e não cometer erros ortográficos seja a leitura, este tipo de jogos é muito vantajoso para crianças no primeiro ciclo (primeira e segunda classe) visto que crianças com mais dificuldade em ler podem sempre utilizar este tipo de jogos para praticarem tanto a leitura como a escrita, de modo a aprenderem a escrever e ler algumas palavras sem erros ortográficos.

Além dos benefícios já enumerados, estes jogos ajudam também a que as crianças se divirtam a aprender, e que criem estratégias para conseguirem completar os jogos com sucesso, sendo essa uma parte muito importante do crescimento. Assim, e como as crianças têm uma necessidade de brincar, este tipo de jogos, assim como puzzles, têm um papel importante no seu desenvolvimento, isto porque é através das brincadeiras que as crianças aprendem a funcionar como indivíduos e descobrem o prazer de fazer bem as coisas, além de aprenderem a respeitar regras.

Caça Palavras em Inglês

Caça Palavras em Inglês

Como já mencionado, este tipo de jogos ajuda a desenvolver a memória e a aprender a concentrar-se bem como como diagnosticar dislexia num momento de desenvolvimento precoce, mas uma das grandes vantagens é ajudar a evitar que as crianças desenvolvam problemas como disortografia, que é uma disfunção que consiste em cometer um número excessivo de erros ortográficos, ou como disgrafia, que é uma enorme dificuldade na escrita, sendo caraterizada por inversão de sílabas, omissão de letras, escrita contínua ou com separações erradas.

Letroca outro jogo de palavras

Letroca outro jogo de palavras

Embora não esteja cientificamente provado, acredita-se que a utilização destes jogos no ensino básico possa ajudar tanto os professores como os pais das crianças a perceberem se existe algum problema com a criança e se é necessário algum suporte adicional a esta. Por fim, e como já falamos na dislexia, sabe-se que a dislexia é uma perturbação da aprendizagem na leitura e deve-se a falhas nas conexões cerebrais. Um erro enorme é confundir este problema com preguiça ou falta de inteligência, o que acontece muitas vezes. Acredita-se até que pessoas que sofrem deste problema têm um grau de inteligência superior ao normal, sendo que pessoas como Thomas Edison e Albert Einstein era disléxicos. A melhor solução para ultrapassar a dislexia passa por um diagnóstico precoce, no qual os jogos deste artigo podem ajudar e a ajuda de um psicólogo em colaboração com professores e especialmente grande força de vontade parte do aluno. Afinal estes jogos podem ter fins terapêuticos e educacionais. Se você estiver não possuir nenhum jornal ou caderneta, você hoje em dia pode jogar caça palavras online em sites como o cacapalavras.net gratuitamente. Alguns jogadores preferem a versão tradicional presente nos jornais e nos caderninhos de caça palavras, mas é inegável a conveniência o conforto das versões destes jogos online na internet. Se quiser jogar agora mesmo no conforto da sua casa, clique no jogo que quiser abaixo para se divertir gratuitamente: